top of page

Transferir Crédito Habitação, é esta a altura certa?

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Crédito Habitação, é seguramente o crédito com maior peso no orçamento familiar, como tal deve estar atento ao que o mercado bancário tem a oferecer.


A rivalidade está ao rubro, sendo o crédito habitação o produto mais apetecível para cativar e fidelizar clientes.

Tendo isso em mente, esta é uma excelente altura para rever o seu crédito e procurar soluções mais atrativas.


Atualmente a média do spread aplicado está nos 1,15%, apesar da instabilidade do momento atual, os bancos mantém o foco na captação de novos clientes, sendo o melhor produto para tal o crédito habitação.


Num momento tão desafiante, como o que estamos a viver, faz cada vez mais sentido encontrar formas de poupança e maximizar o rendimento disponível, podendo usa-lo no que realmente importa.

O spread mais baixo nem sempre reflete a prestação mais baixa, deve ter em conta a TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) e o MITC (mutante total imputado ao cliente).

O banco de Portugal explica em detalhe O que é a TAEG e para que serve? O Banco de Portugal explica | Banco de Portugal (bportugal.pt). O intermediário de crédito ajuda na escolha da melhor solução para si.


Outra vantagem é grande parte dos bancos estarem dispostos a suportar os encargos inerentes à transferência. É do senso comum que o processo de avaliação e hipoteca de casa é bastante dispendioso. Mas o consumidor consegue facilmente não ter esse custo.

Além de todas estas vantagens, é possível ainda incluir os restantes créditos, tendo uma poupança significativa e aumentar o sua qualidade de vida.


Um mito inerente ao crédito habitação são os seguros, muitos ainda pensam ser obrigatório contrai-los junto do banco, tal já não é uma realidade há vários anos. É verdade que os bancos “obrigam” a produtos para bonificarem o spread, mas mesmo esses podem ser negociados tendo em conta o perfil de cada cliente. Imagine que está a pensar numa poupança reforma, porque não aproveitar o momento? Poupar para o futuro e baixar o spread base Planos de poupança | Todos Contam. O conselho nacional de supervisores financeiros, tendo em vista o aumento da literacia financeira lançou o portal Início | Todos Contam, uma excelente ferramenta acessível a todos onde pode ter informação isenta.


Mas “correr” de banco em banco a procurar as melhores soluções implica disponibilidade, aí entra o intermediário de crédito, alguém devidamente habilitado e credenciado para o efeito. Que fará a procura por si e apresentará soluções “chave na mão”, para que possa obter as melhores condições. O nosso foco e lema é ajudar cada vez mais famílias a poupar e realizar os seus projetos. Fale connosco e faça uma avaliação isenta e sem custos ao seu crédito.



140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page