O que é um intermediário de crédito?
top of page

O que é um intermediário de crédito?

Atualizado: 15 de jul. de 2022


Intermediário de Crédito



O intermediário de crédito é a pessoa, singular ou coletiva, que participa no processo de concessão e renegociação de crédito. As suas funções são:


- Apresentar ou propor contratos de crédito aos consumidores;;

- Prestar assistência a consumidores nos atos preparatórios de contratos de crédito mesmo que não tenham sido apresentados ou propostos por si;

- Celebrar contratos de crédito com consumidores em nome das instituições mutuantes; - Prestar serviços de consultoria, através da emissão de recomendações personalizadas sobre contratos de crédito.


O intermediário de crédito não tem permissão para conceder crédito, não podendo também intervir na comercialização de outros produtos ou serviços bancários. Apenas uma instituição autorizada pode conceder crédito. Os intermediários de crédito só podem exercer atividade numa das seguintes categorias:

Intermediário de crédito vinculado, intermediário de crédito a título acessório e intermediário de crédito não vinculado.



Quais as vantagens do seu processo ser acompanhado por um intermediário de crédito?

O intermediário de crédito pratica um serviço sem encargos para o cliente. Graças ao conhecimento na área e às diferentes parcerias com as instituições financeiras, consegue negociar melhores condições a seu favor e agiliza o processo, evitando que o cliente perca muito tempo.

Um intermediário procura a melhor opção para o cliente, pois este pratica um serviço personalizado e especializado, tendo sempre em conta as suas necessidades. Explicando e ajudando em todas as dúvidas ou complicações que possam surgir. Muitas vezes o intermediário protege-o de aceitar propostas não muito vantajosas, fazendo com que poupe bastante dinheiro.


Se quiser esclarecer alguma dúvida ou obter alguma informação acerca dos financiamentos, marque uma reunião.

763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page