Métodos de poupança
top of page

Métodos de poupança


Orçamento tradicional

Neste método deve começar por fazer uma lista, onde inclui os valores a receber e as despesas. Depois disso estabelecer metas do que pretende gastar por categorias exp: gasolina, alimentação e etc. Técnica para pessoas organizadas e que têm tempo para ter a lista em dia.


Orçamento 50/30/20

Trata-se de um plano simplificado para organizar as despesas em 3 categorias. Necessidades, desejos e 20% para poupança. Nas necessidades deve incluir o indispensável para o dia a dia por exemplo legumes e frutas. Nos desejos inclui o não indispensável como bolachas ou chocolates. Devendo sempre considerar no mínimo 20% para poupança, podendo ir aumentando a percentagem conforme a disciplina e necessidades. Ajuda também a distinguir as necessidades dos desejos podendo levar com isso a uma maior economia.


Orçamento 80/20

Neste método basta guardar 20% para a poupança do salário liquido e gastar o restante no que pretender. Não esquecer que 20% é o mínimo que deve economizar para uma futura reforma razoável. Faça a escolha do valor de acordo com o seu estilo de vida tendo em conta de 20% ser o mínimo.


Várias contas poupança

Atribuir metas e objetivos a cada conta poupança, por exemplo 700,00 para possíveis arranjos do automóvel, 2000,00 para férias, tendo em vista estes objetivos vai fazendo pequenos depósitos mensais. Desta forma consegue perceber qual o valor mensal que deve economizar para chegar a determinada meta em determinado tempo. Após estar familiarizado com a metodologia pode ir criando metas mais ambiciosas.


Ferramentas e apps de orçamento

Já existe a possibilidade de recorrer a software para gerir orçamento e poupança. As apps acompanham os gastos dentro de um enorme leque de opções e permitem conhecer os gastos e definir de acordo com o perfil e necessidades as metas de poupança. Ajudam a criar um perfil e com isso perceber quais as melhores aplicações para as suas poupanças.



177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page